NORMA DE FUNCIONAMENTO - Clique aqui para acessar
APRESENTAÇÃO
As feridas podem ser denominadas alterações da integridade anatômica da pele, resultantes de eventos traumáticos, vasculares, infecciosos ou neoplásicos. O tratamento delas envolve aspectos sistêmicos e locais, que devem ser, preferencialmente, desenvolvidos pela equipe de Enfermagem.
Do ponto de vista cirúrgico, estomia refere-se à abertura feita na parede abdominal ou entre duas porções do intestino. Os estomas mais comuns são decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos.
A pele ao redor do estoma deve estar lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor. Qualquer anormalidade dessas características, incluindo sangramentos, são sinais de que é necessário buscar atendimento especializado.
A autonomia profissional do enfermeiro no tratamento de feridas e estomias tem sido, ao longo do tempo e da evolução da Enfermagem, um tema importante à compreensão, tanto pela premência da definição de soluções aos seus desafios, quanto pela investigação da lesão para realizar o tratamento mais adequado e foi pensando nisso, que criamos o Curso de Aperfeiçoamento Prático no Tratamento de Feridas e Estomias.
METODOLOGIA
O curso oferece conhecimento teórico-prático para o aluno ser capaz de avaliar lesões e utilização de tecnologias para tratamentos. A modalidade das aulas teóricas do curso será hibrida, quando presencial nas segundas-feiras das 08h às 12h, e uma aula no sábado dia 05/10/2024 de simulação Prática de estomaterapia (de acordo com o Cronograma), e material de apoio nas nossas plataformas digitais.
PUBLICO-ALVO
Enfermeiros, Estudantes Enfermeirandos, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem
DOCUMENTO
No ato de inscrição o profissional deverá anexar os seguintes documentos comprobatórios no SITE em formato PDF:
MÓDULO TEÓRICO
MÓDULO PRÁTICO
Local: Unidade da POLICLÍNICA